terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

-APRESENTAÇÃO- EIXO DE LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR.







Parafraseando o escritor cearense Fabiano dos Santos, o pensamento que inspira o Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC é a crença de que “Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação.  Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história”.

 Isso porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação. Através deles podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva.

 Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental, na formação e no desenvolvimento das crianças. 

Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será para ela desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita. Partindo dessa premissa, o Eixo Literatura Infantil e Formação do Leitor, desenvolve o seu trabalho, objetivando implantar uma política de formação de leitores e democratizar o acesso ao livro e à leitura, por meio de aquisição e dinamização de acervos literários nas salas de aula, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de aprendizagem e como um alimento para o crescimento humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário